GDU Azoia

Fundada no dia 25 de abril de 1971, mas com escritura lavrada no dia 29 de agosto de 1977, a coletividade nasceu com a designação ASSOCIAÇÃO CULTURAL DESPORTIVA UNIÃO DA AZOIA. Foram outorgantes da Associação, então, criada Armando José Mateus Costa, Armindo Almeida Diogo, Amândio do Carmo Santos, Adelino Lopes Graça Jesus, Armindo Ribeiro Santos, Joaquim Jorge Marcelino, Vítor Afonso Almeida Diogo, Rogério Ricardo Cruz Pereira, Dinis Moreno Santos Diogo e Joaquim Artur Miguel Sabino. O terreno onde se encontram as instalações do GDUA foi gentilmente cedido pela Casa Cadaval, como eram conhecidos os proprietários e conforme declaração de João Paulo Cancella de Abreu, datada de 30 de março de 1976. Em 9 de novembro de 1982, foram alterados os estatutos da coletividade, passando-se a designar-se GRUPO DESPORTIVO UNIÃO DA AZOIA.

A partir de 14 de janeiro de 1978, passou a ser dirigida por uma comissão instaladora e, a 3 de março de 1979, em assembleia geral de sócios, efetuou-se a votação e a tomada de posse dos primeiros corpos gerentes. Estiveram na origem do GDUA o futebol e o ténis de mesa, conforme se se comprova pela sua bandeira. Contudo, a coletividade sempre foi muito mais do que a soma daquelas modalidades desportivas. Situado numa zona periférica da freguesia do Castelo, o GDUA sempre assumiu uma importante vocação social, cultural e recreativa como o ilustram os inúmeros eventos que organizou nos seus 46 anos de existência. Ao longo dos tempos, a sua sede foi cenário de garraiadas, cegadas, jantares e almoços de convívio, festas de aniversário, de final de ano, de baptizado e casamento, espetáculos, bailes, campeonatos de cartas, snooker e matraquilhos, aulas de ginástica, gerontomotricidade, danças de salão, zumba, ténis de mesa, orientação, futebol e música, além de grandes eventos desportivos. Foi e ainda é sede de Clube de Caça, posto de enfermagem e lugar de encontro e de convívio de residentes e de não residente. Por despacho n.º 11856/2012, de 6 setembro de 2012, foi reconhecida à coletividade o Estatuto de Utilidade Pública. Nos últimos anos, tirando partido da sua localização estratégica no Parque Natural da Arrábida, o GDUA vocacionou-se para os desportos de natureza, organizando e participando em provas de BTT, Trail e Orientação Pedestre.

Foi nesta última modalidade desportiva que a coletividade se notabilizou nacional e internacionalmente. No escalão H14, época 2015, o GDUA foi campeão nacional de distância média e longa e, na época seguinte, campeão nacional de sprinte vice-campeão em estafetas. Em termos individuais, em H14, época 2015, arrecadou o título de campeão nacional e, na época seguinte, os títulos de campeão nacional de sprint e de distância média. Nos escalões H50 e D50, os títulos de campeão nacional de sprint, de campeã ibérica de sprint, em D 50, e de vice-campeão do mundo em estafetas Pre-O.

Na época 2017 o título de campeão nacional de sprint, em H50 e uma participação no EYOC (Europeu de Jovens) na Eslováquia. No que concerne à época de 2018 conta já com os títulos nacionais individuais e colectivos de sprint e longa em H16, em H14 campeão por equipas. Ainda em termos individuais campeão ibérico no escalão H16. Pelos feitos alcançados pelos seus atletas em 2015, a Câmara Municipal de Sesimbra agraciou-os com as medalhas de ouro e de prata de mérito desportivo, respetivamente.

O ano de 2018 marca definitivamente a afirmação do GDU AZOIA como um dos principais clubes no panorama da Orientação em Portugal.

O 7.º lugar coletivo, num total de 42 equipas representa a melhor classificação de sempre, com um total de 19.031 pontos averbados. Conseguiu uma vez mais, ser dos poucos clubes a estar presente na totalidade das 27 etapas que constituíram a Taça de Portugal em 2018 (apenas 11 clubes conseguiram este feito).

Para este lugar coletivo contribuíram 24 atletas, sendo que, o total de atletas do GDUA participantes ao longo do ano foram 26.

Além do 7.º lugar coletivo, destaque para alguns prémios por equipas que o GDUA conquistou: 3.º lugar coletivo no VI Costa Alentejana O’ Meeting, o que representa o primeiro pódio histórico do clube, campeões nacionais de distância longa, de distância média e de sprint em H16 e H14 e vencedores dos campeonatos de estafetas nos escalões de Juvenis Masculinos, Iniciados Masculinos e Veteranos Femininos I.

Individualmente, destacam-se os seguintes lugares alcançados do atleta Vasco Mendes, campeão ibérico, campeão nacional de distância longa, distância média e de sprint, em H16, tendo ainda, alcançado o 10.º lugar na final do campeonato absoluto, feito inédito para um atleta de 16 anos, Jorge Baltazar, vice-campeão nacional de sprint e de distância média, 3.º lugar no campeonato nacional de distância longa em H50, Luísa Gaboleiro, vice-campeã nacional de distância média e 3.º lugar no campeonato nacional de distância longa, em D55, João Sousa, 3.º lugar no campeonato nacional de sprint e também de distância média, em H16, Catarina Félix, D45, 2.º lugar no campeonato nacional de sprint e 3.º lugar no campeonato nacional de distância média.

No que concerne aos atletas Vasco Mendes e Jorge Baltazar de salientar que foram nomeados pela Federação Portuguesa de Orientação, como jovem promessa e melhor treinador respetivamente para a  23.ª Gala do Desporto organizada pela Confederação do Desporto de Portugal.

2019 será, esperamos todos, melhor ainda do que 2018. Mais atletas, maior conhecimento e entreajuda e capacidade organizativa.

É esta a nossa missão, potenciar a prática desportiva no concelho, através da organização de eventos, da envolvência cada vez maior de agentes locais (atletas e parceiros), e promover o nosso concelho em cada prova participada, seja em Portugal, seja no estrangeiro, de forma digna e honesta.

#azoia4ever


Grupo Desportivo União da Azoia

Rua da Baleeira CCI 3201, Serra da Azoia, 2970-595 Sesimbra

+351 212 683 507

gduazoia@gmail.com

Horários da sede
3ª a 6ª Feira
– 13:00/16:00
– 20:00/24:00 (no verão abre às 20:30)
Sábado, Domingos e feriados
– 13:30/18:00
– 20:30/24:00